OMS avalia se COVID-19 continua sendo uma emergência global

Fonte: Wikinotícias

27 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Três anos depois de declarar a pandemia de COVID-19 uma ameaça global à saúde pública, a OMS decidirá se o perigo passou.

A Organização Mundial da Saúde anunciou que decidirá nesta sexta-feira se a pandemia de coronavírus continua sendo uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

A entidade informou em comunicado que o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, convocou o Comitê de Emergência para a COVID-19 para fazer a avaliação.

É a 14ª reunião desse comitê desde 22 e 23 de janeiro de 2020, quando recomendou declarar a pandemia uma emergência de saúde pública global e reiterou essa qualificação em todas as reuniões subsequentes.

Segundo o comunicado, Tedros ficará encarregado de decidir se a pandemia continua sendo uma emergência global e anunciará à imprensa posteriormente.

Muitos países já suspenderam as medidas de prevenção da COVID-19 devido aos altos níveis de vacinação e à queda nas taxas de casos graves da doença.

No entanto, a OMS levantou preocupações sobre uma onda de infecções na China após a remoção de sua política estrita.

A pandemia de coronavírus causou oficialmente 664 milhões de casos e 6,7 milhões de mortes em três anos, mas segundo a OMS os números reais podem ser muito maiores.

Independentemente de sua recomendação nesta sexta-feira, o Comitê de Emergência do COVID-19 continuará se reunindo a cada três meses para avaliar se o COVID-19 continua sendo uma ameaça global e emitir recomendações temporárias.

Fontes