OMS: COVID continua sendo uma emergência, mas se aproxima do 'ponto de inflexão'

Fonte: Wikinotícias

31 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O coronavírus continua sendo uma emergência de saúde global, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde na segunda-feira, depois que um importante painel consultivo descobriu que a pandemia pode estar atingindo um "ponto de inflexão", em que níveis mais altos de imunidade podem reduzir as mortes relacionadas ao vírus.

Falando na abertura da reunião anual do conselho executivo da OMS, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que "não há dúvida de que estamos em uma situação muito melhor agora" do que há um ano, quando a variante Omicron altamente transmissível estava em seu auge.

Mas Tedros alertou que, nas últimas oito semanas, pelo menos 170.000 pessoas morreram em todo o mundo devido ao coronavírus. Ele pediu que os grupos de risco sejam totalmente vacinados, o aumento nos testes, a expansão das redes de laboratórios e uma luta contra a "desinformação" sobre a pandemia.

“Temos esperança de que no ano que vem o mundo entrará em uma nova fase em que reduziremos as hospitalizações e mortes ao nível mais baixo possível”, disse ele.

Os comentários de Tedros vieram momentos depois que a OMS divulgou os resultados de seu comitê de emergência sobre a pandemia, que relatou que cerca de 13,1 bilhões de doses de vacinas foram administradas, com quase 90% dos trabalhadores na saúde e mais de quatro em cada cinco pessoas maiores de 60 anos que completaram a primeira série de doses.

“O comitê reconheceu que a pandemia do COVID-19 pode estar se aproximando de um ponto crítico”, disse a OMS em um comunicado. Níveis mais altos de imunidade em todo o mundo por meio de vacinação "podem limitar o impacto" do vírus.

“(Mas) há poucas dúvidas de que esse vírus continuará sendo um patógeno permanentemente estabelecido em humanos e animais no futuro previsível”, disse.

Notícia relacionada

Fontes