Saltar para o conteúdo

OEA exige que Venezuela publique atas e sugere verificação imparcial do resultado das eleições

Fonte: Wikinotícias

16 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nessa sexta (16), a Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou uma medida determinando que a Venezuela divulgue os documentos com o desfecho das eleições, através de uma votação realizada entre os integrantes da organização.

O texto estipula ainda que o país venezuelano deve obedecer ao princípio da vontade do povo, permitindo a revisão imparcial dos desfechos das votações a fim de assegurar a transparência e autenticidade do processo eleitoral.

Além de divulgar rapidamente as atas de cada seção de votação, a resolução solicita que seja garantido o princípio básico da vontade popular através de uma auditoria imparcial dos resultados, assegurando assim a transparência, confiança e legitimidade do processo eleitoral.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) irá determinar que todos os dispositivos utilizados na votação sejam cuidadosamente protegidos e mantidos, juntamente com os registros e os documentos impressos, "com o objetivo de garantir a segurança de todas as etapas do processo eleitoral".

Além disso, pede às autoridades competentes que garantam a segurança das embaixadas e dos funcionários que vivem na Venezuela e reafirma o compromisso da entidade americana de monitorar de perto a situação no país.

A comunidade global está pedindo a divulgação dos registros eleitorais desde que o Conselho Nacional Eleitoral venezuelano anunciou a vitória de Maduro sobre o candidato opositor, Edmundo González Urrutia, na noite da eleição.

De acordo com os Estados Unidos e a oposição da Venezuela, González Urrutia saiu vitorioso nas eleições presidenciais.