OCDE alerta para custo global da guerra na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

17 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A guerra da Rússia na Ucrânia causará interferência comercial e obstruirá as cadeias de suprimentos, desacelerando o crescimento econômico e elevando os preços em todo o mundo, alertou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico nesta quinta-feira.

Em um novo relatório sombrio, a organização de 38 países disse que, no próximo ano, o conflito reduzirá o Produto Interno Bruto — a medida mais ampla da produção econômica — em 1,08% em todo o mundo, de 1,4% nos 19 países europeus que usam o euro. e 0,88% nos Estados Unidos.

No entanto, observou a OCDE, os gastos do governo e os cortes de impostos podem limitar parcialmente os danos.

A invasão russa ocorreu em um momento de aumento de preços e tensões na cadeia de suprimentos, após uma recuperação inesperadamente forte da recessão do coronavírus. A OCDE, que em dezembro disse esperar que a inflação global fosse de 4,3% este ano, previu que o conflito aumentaria os preços em todo o mundo em 2,47 pontos percentuais no próximo ano.

A Rússia e a Ucrânia representam menos de 2% do PIB global, mas são importantes produtores de matérias-primas específicas. Por exemplo, entre os dois, eles exportam um terço do trigo do mundo, aumentando os temores de que países como Egito e Líbano, que dependem de exportações tão acessíveis de trigo para pão e outros alimentos básicos, possam enfrentar escassez nos próximos meses.

A Rússia também é um grande produtor de potássio, usado em fertilizantes; paládio, crucial para automóveis, telefones celulares e obturações dentárias, e níquel, usado para fabricar aço e baterias de carro.

Os preços dessas matérias-primas dispararam desde janeiro.

A Rússia e sua economia foram duramente atingidas pelas sanções. O valor do rublo despencou e o petróleo russo está sendo vendido com grandes descontos nos mercados mundiais.

Fontes