Novo presidente da Somália nomeia primeiro-ministro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

17 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O novo presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, escolheu um membro da câmara baixa do parlamento, Hamza Abdi Barre, como o novo primeiro-ministro.

Tomei “minha decisão depois de avaliar o conhecimento, experiência, capacidade de Hamza, e cheguei à conclusão de que ele é a pessoa certa que pode cumprir essa nova responsabilidade nesta nova Somália neste novo momento”, disse ele.

Ele pediu aos legisladores que aprovem o novo primeiro-ministro “rapidamente” e disse que pediu a Barre para avançar nas principais prioridades do novo governo, incluindo segurança, resposta à seca, desenvolvimento comunitário e resposta ao choque climático.

Quatro estações chuvosas seguidas e a alta inflação deixaram milhões de somalis às voltas com a insegurança alimentar. Barre disse que formaria um governo competente capaz de resgatar o país e o povo.

“Eu prometo a você como presidente e ao povo somali que trabalharei dia e noite e cumprirei as obrigações”, disse ele.

Barre, 48, foi eleito para o parlamento pela primeira vez em dezembro. Anteriormente, ele era o presidente da comissão eleitoral regional de Jubaland.

Barre atuou como secretário-geral do Partido da Paz e Desenvolvimento de Mohamud de 2011 a 2017. Ele também é ex-assessor do Ministério de Assuntos Constitucionais e do governo federal.

A nomeação de Barre ocorreu exatamente um mês depois que Mohamud foi eleito presidente, derrotando Mohamed Abdullahi Mohamed em uma votação parlamentar. O primeiro-ministro interino, Mohamed Hussein Roble, entregará o cargo a Barre se o parlamento aprovar sua nomeação.

Fontes