Novo gabinete do Paquistão toma posse

Fonte: Wikinotícias

20 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O novo gabinete do primeiro-ministro paquistanês Shehbaz Sharif prestou juramento na terça-feira, uma semana depois de uma votação parlamentar de desconfiança liderada pela oposição destituir Imran Khan, derrubando seu governo de quase quatro anos.

O presidente interino Sadiq Sanjrani administrou o juramento aos 37 ministros e conselheiros em uma cerimônia televisionada ao vivo, com a presença de Sharif e líderes seniores de sua Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N).

Sharif, que foi eleito pela Assembleia Nacional, ou câmara baixa do parlamento, em 11 de abril como sucessor de Khan, formou um governo de coalizão de vários partidos, com seu adversário político ferrenho, o Partido Popular do Paquistão (PPP) como o segundo maior parceiro.

O PML-N, que volta ao poder após quase quatro anos, e o PPP, têm 16 e 11 membros no Gabinete, respectivamente. Os demais representam parceiros de coalizão menores.

Khan, o ex-astro do críquete de 69 anos, perdeu a moção de desconfiança depois que mais de duas dúzias de parlamentares de seu partido paquistanês Tehreek-e-Insaf desertaram e aliados abandonaram seu governo.

Khan acusa os Estados Unidos de conspirar com seus rivais políticos para removê-lo do poder por visitar a Rússia e persuadir uma “política externa independente” para o Paquistão.

Fontes