Novas sanções europeias afetam 160 instituições ligadas à Rússia

Fonte: Wikinotícias

16 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sanções adicionais contra a Rússia atingirão 168 instituições ligadas à indústria militar russa, informou a Comissão Europeia no dia 16.

O comissário de comércio da UE, Valdis Dombrovskis, disse em comunicado que as novas sanções impediriam o livre comércio de componentes-chave que poderiam ser usados no conflito na Ucrânia.

Isso incluiu produtos químicos essenciais, óculos de visão noturna e equipamentos de radionavegação, dispositivos eletrônicos e componentes de TI.

Além disso, para evitar a evasão de sanções por parte da Rússia, acrescentou que territórios ocupados pela Rússia, como Crimeia e Sevastopol, foram adicionados à lista.

No dia 15, as nonas sanções da UE contra a invasão da Ucrânia pela Rússia foram adotadas na cúpula da UE. Os detalhes das sanções propostas ainda não foram divulgados.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que as novas sanções prejudicariam a economia e a indústria de armas da Rússia.

As sanções adicionais visam um total de mais de 200 indivíduos, disse ela. "Putin está usando o inverno como arma", disse o alto representante da UE para relações exteriores e política de segurança, Josef Borrell.

A UE também anunciou planos para estender as proibições de exportação na indústria aeroespacial.

Fontes[editar | editar código-fonte]