Saltar para o conteúdo

Novas autoridades sírias dizem que grupos armados serão dissolvidos

Fonte: Wikinotícias

25 de dezembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As novas autoridades da Síria disseram na terça-feira que os grupos armados no país concordaram em se dissolver e ser integrados ao Ministério da Defesa.

Uma declaração disse que a decisão ocorreu após uma reunião entre os líderes dos grupos armados e Ahmad al-Sharaa, que liderou o avanço rebelde que tirou o líder de longa data Bashar al-Assad do poder.

Sharaa disse que as novas autoridades "absolutamente não permitirão que haja armas no país fora do controle do estado". Isso se aplica às Forças Democráticas Sírias lideradas pelos curdos, disse ele.

A questão da integração das SDF no exército sírio "deve ser discutida diretamente", disse o porta-voz das SDF Farhad Shami à AFP na terça-feira, acrescentando que isso fortaleceria "toda a Síria".

Suas forças, disse ele, prefeririam "o diálogo com Damasco para resolver todas as questões".

As forças de Sharaa tomaram o controle da capital da Síria em 8 de dezembro após um avanço relâmpago que os viu reivindicar várias cidades importantes em questão de dias após muitos anos de relativo impasse na guerra civil de 13 anos do país.

Desde a queda de Assad, governos em toda a região enviaram emissários a Damasco em meio a perguntas sobre o futuro político da Síria e preocupações sobre instabilidade adicional na região.

Uma preocupação é o potencial ressurgimento do grupo militante Estado Islâmico, que tomou áreas do leste da Síria em 2014 e do oeste do Iraque antes de perder grande parte desse território.