Nova variante do coronavírus é identificada no Brasil

Fonte: Wikinotícias

22 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma nova variante da COVID-19 foi identificada no município de Porto Real no sul do estado do Rio de Janeiro. Ela foi chamada de P.5. O sequenciamento genético desta variante foi feito pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) há um mês atrás e só foi confirmado esta semana.

Segundo a CNN Brasil, a pessoa que foi infectada pela variante não tem mais a doença. Mesmo sendo identificada no Rio de Janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que linhagens identificadas num estado ou país, nem sempre têm origens no local da descoberta.

Segundo a plataforma Rede Corona Ômica de observação do coronavírus, 18 casos desta variante foram identificados: 12 em São Paulo e 6 no Rio de Janeiro.

Em entrevista à emissora, a pesquisadora do LNCC Alessandra Lamarca disse: "Nós estamos reanalisando os bancos de genomas disponíveis publicamente para sabermos exatamente o quão dispersa ela está, mas resultados iniciais indicam que ela ainda possui frequência bem baixa no estado".

Ainda segundo ela, é cedo para avaliar os impactos desta variante: "Mas como ela possui algumas mutações de interesse, nós estamos monitorando com atenção", completou a pesquisadora.

Fontes