Notícias falsas sobre eleições se multiplicam

Fonte: Wikinotícias

28 de setembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nas redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, as informações falsas se intensificaram faltando apenas 5 dias para as eleições de 2 de outubro.

Entre as notícias falsas está que integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) estariam manipulando as urnas eletrônicas. Um vídeo gravado pela candidata Carla Zambelli, apoiadora de Jair Bolsonaro (PL), espalhou a fake news pelas redes.

O sindicato, onde as urnas aparecem lacradas, não possui relação com o PT. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o local é utilizado desde eleições passadas e todos que aparecem na gravação são funcionários do TRE.

“Está todo mundo acuado. Os telefonemas são muito ostensivos. A gente cedeu espaço ao TRE e agora está sofrendo esse atentado. Somos trabalhadores, pessoas de bem”, diz Marcelo Barbosa, presidente do Sinticom.

Outra notícia falsa amplamente divulgada é que pesquisas de intenção de voto divulgadas em 2018 colocavam o então candidato Fernando Haddad em primeiro lugar. O próprio Wikinotícias confirma que a informação é falsa, veja a matéria de 2018: Ibope: Bolsonaro tem 57% dos votos válidos no 2º turno; Haddad, 43%.

Recentemente, uma capa falsa do jornal norte-americano The Washington Post vem sendo compartilhado na internet. A imagem contém uma matéria afirmando que Bolsonaro foi considerado "o melhor presidente do Brasil". A matéria nunca existiu.

Fontes