Nomeado novo comandante das forças russas na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias
General Alexander Dvornikov

11 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades dos EUA disseram no domingo que o general Alexander Dvornikov, de 60 anos, um dos generais mais experientes da Rússia, foi nomeado o novo comandante do grupo militar russo na Ucrânia.

Em 2015, Dvornikov foi à Síria para apoiar o presidente Bashar al-Assad e comandou um grupo russo por um ano. Ele recebeu o título de Herói da Federação Russa pelas operações na Síria e atualmente é o comandante do Distrito Militar do Sul da Federação Russa.

As forças sob seu comando na Síria foram repetidamente acusadas de bombardear bairros civis e hospitais. Rami Abdulrahman, chefe de uma organização síria de direitos humanos com sede no Reino Unido, disse ao New York Times: “Bashar al-Assad não é o único que deve ser responsabilizado pela morte de civis na Síria – um general russo também. Ele era o comandante das operações militares: isso significa que ele está por trás do assassinato de civis sírios, ele deu ordens”.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse à CNN que "podemos esperar ainda mais de Dvornikov" na Ucrânia. Ao mesmo tempo, Sullivan disse que “nenhuma nomeação deste ou daquele general pode anular o fato de que a Rússia já está enfrentando um fracasso estratégico na Ucrânia”.

“Este general será apenas mais uma fonte de crime e brutalidade contra civis ucranianos”, disse Sullivan. “E os Estados Unidos, como eu disse antes, estão determinados a fazer tudo o que pudermos para apoiar os ucranianos que estão resistindo às forças que ele (Dvornikov) comanda.”

Fontes