No Dia Nacional do Voluntário, Temer lança plataforma e premia líderes

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

28 de agosto de 2018

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No Dia Nacional do Voluntário (28), o presidente Michel Temer lançou a Plataforma Digital do Voluntariado, que unir voluntários a organizações. Também serão oferecidos cursos para voluntários e organizações.

As informações sobre a iniciativa estão no site Viva Voluntário. A ferramenta é desenvolvida em parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o governo federal.

“A plataforma será uma grande ponte de encontro entre as organizações sociais, por um lado, e os usuários que se dispõem, do outro”, explicou o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Na plataforma, cada ação de voluntariado estará ligada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem metas a serem cumpridas até 2030.

Ao discursar, Temer disse que o voluntariado é a personificação da solidariedade e ressaltou que essa é uma atividade que o governo quer incentivar e valorizar cada vez mais. “Voluntário é aquele que dá o melhor de si para ajudar ao próximo sem esperar nada em troca. Muitas vezes ele serve a pessoas que sequer têm condições de dar algo em troca.”

Prêmio Viva Voluntário

No evento, que contou com a presença da primeira-dama Marcela Temer, foram premiadas seis entidades e dois líderes de projetos de voluntariado que venceram a primeira edição do Prêmio Viva Voluntário.

O representante do Pnud no Brasil, Niky Fabiančić, destacou que o voluntariado conecta pessoas para que possam trabalhar juntas no desenvolvimento e na construção de solução para os problemas de suas comunidades e do país. “O voluntariado é uma ferramenta poderosa para envolver pessoas de nações em desenvolvimento”, afirmou Fabiančić.

A lista com as entidades vencedoras nas categorias voluntariado nas organizações sociais, no setor público e no empresarial pode ser conferida no site Viva Voluntário.

Fonte