No Brasil, franceses preferem Sarkozy a Hollande

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Brasil • 6 de maio de 2012

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Diferentemente dos resultados na França, a maioria dos 4.624 franceses que votaram no Brasil escolheu o candidato derrotado, o atual presidente Nicolas Sarkozy. Pelos dados da Embaixada da França no Brasil, 53,03% dos eleitores franceses que vivem em cidades brasileiras escolheram Sarkozy contra 46,97% que votaram no socialista e vitorioso François Hollande. No Brasil, o percentual de abstenção foi elevado. Apenas 31,48% dos 14.892 eleitores cadastrados votaram.

As eleições para os franceses que moram no Brasil ocorreram ontem (5), durante todo o dia (das 8hs às 18hs) nos consulados em Brasília (DF), São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). Na França, o voto é facultativo mas, de acordo com dados oficiais, 72% dos 46 milhões de eleitores votaram nesta eleição.

O sistema político na França é o semi-presidencialista (com presidente da República, que cumpre mandato de cinco anos) e o primeiro-ministro (que é nomeado pelo presidente). Atualmente, o primeiro-ministro é François Fillon.

A disputa eleitoral na França polarizou os eleitores entre os conservadores, favoráveis a Sarkozy, e os mais liberais, que apoiaram Hollande. Durante a campanha eleitoral, os temas que predominaram foram o risco de desemprego no país, uma das consequências da crise econômica mundial, a elevação do rigor no tratamento dispensado aos imigrantes, principalmente os muçulmamos, e um plano de contenção de gastos.

Fonte