Saltar para o conteúdo

Nigéria investiga explosão de caminhão-tanque que matou mais de 140

Fonte: Wikinotícias

18 de outubro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As autoridades nigerianas no noroeste do estado de Jigawa dizem que estão investigando a causa da queda e explosão de um caminhão-tanque de combustível que matou mais de 140 pessoas e feriu dezenas de outras na manhã de quarta-feira. É o segundo grande desastre com petroleiros na Nigéria num mês.

O comando da polícia estadual de Jigawa disse que iniciou uma investigação sobre o acidente de quarta-feira na vila de Majiya.

A polícia disse que o motorista do caminhão-tanque perdeu o controle do veículo e bateu depois de sair da estrada para evitar colidir com um caminhão em movimento.

Autoridades dizem que o acidente fez com que o combustível vazasse do caminhão-tanque. Em poucos minutos, a gasolina pegou fogo, causando uma explosão.

Dezenas de feridos na explosão estão recebendo tratamento em hospitais locais.

O porta-voz da polícia estadual de Jigawa, Lawan Shiisu Adam, falou com a VOA por telefone.

“O incêndio foi extinto pelos esforços dos bombeiros e está tudo tranquilo, atualmente todos estão evacuados do local. Alguns deles estão gravemente feridos e outros não, mas estão recebendo tratamento. em andamento sobre o que causou a queda do caminhão-tanque, mas o motorista perdeu o controle", disse Shiisu.

Os acidentes com camiões-tanque são comuns na Nigéria, onde a maior parte dos 50 milhões de litros de gasolina consumidos diariamente chega aos postos de gasolina e aos utilizadores finais através de estradas mal conservadas.

O Corpo Federal de Segurança Rodoviária da Nigéria afirma que o país registou mais de 1.500 acidentes com petroleiros e 535 mortes só em 2020.

No mês passado, 48 pessoas morreram no estado do Níger, na Nigéria, quando outro navio-tanque capotou e explodiu.

O residente de Jigawa, Abdullahi Yawale, disse que é a situação económica que leva as pessoas a correrem em direcção aos petroleiros virados, apesar do perigo.

“As pessoas pegaram seus galões e começaram a usar gasolina e você sabe que estamos vivendo em condições críticas na Nigéria, as pessoas estão procurando maneiras de sobreviver, é por isso e você sabe que se eles pegarem a gasolina, eles a venderão. muitas crianças pequenas de nove, dez anos, envolvidas naquele acidente", disse ele.

Os preços dos combustíveis aumentaram seis vezes desde que o presidente Bola Tinubu acabou com os subsídios aos combustíveis no ano passado.

Autoridades do estado de Jigawa dizem que tentarão dissuadir os cidadãos de coletar combustível em locais de acidentes com caminhões-tanque. Mas até que os cidadãos estejam menos desesperados, poderão continuar a arriscar tudo.