Nicarágua e Honduras, os países com mais casos de dengue na América Central no primeiro semestre de 2024
17 de agosto de 2024
Honduras e Nicarágua encabeçam a lista dos sete países centro-americanos com mais casos de dengue no primeiro semestre de 2024, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) publicados em seu site.
Honduras ocupa o primeiro lugar em casos de dengue com 91.690 infecções, destas 1.203 são por dengue grave, segundo o registro oficial; enquanto a Nicarágua ocupa o segundo lugar com 55.542 casos no total. Outros países da América Central, como a Costa Rica, reportam cerca de 16.806 infecções e o Panamá, cerca de 16.149. Belize tem 4.700 casos relatados.
A dengue causa sintomas leves ou até mesmo nenhum sintoma e tem cura em uma ou duas semanas, mas casos graves podem causar a morte, segundo a Opas. Geralmente, as pessoas que são infectadas pela segunda vez correm maior risco de doença grave.
Os sintomas da dengue grave geralmente aparecem quando a febre desaparece e são diferenciados da dengue comum por apresentarem sangramento na gengiva ou nariz, fortes dores abdominais, vômitos persistentes com sangue, respiração rápida, entre outros.
- Mudanças climáticas espalham dengue
Em uma entrevista recente, o Dr. José Luis San Martín, assessor regional da OPAS sobre arboviroses, explicou à Voz da América que o aumento dos casos de dengue na maioria dos países das Américas se deve, entre outras causas principais, a fatores climáticos que desempenham um papel crucial na distribuição, comportamento, sobrevivência e transmissão de mosquitos vetores.
“As mudanças climáticas, que intensificam as precipitações e aumentam as temperaturas, têm favorecido a proliferação acelerada dos vetores, encurtando o período de desenvolvimento dos mosquitos e do vírus dentro deles, e aumentando a frequência das picadas, o que facilita a propagação do vírus”, disse o médico. VOA.
O especialista afirmou que existem outros factores associados ao aumento de casos, como a rápida expansão urbana não planeada e o crescimento populacional, combinados com deficiências nos serviços de água e saneamento, bem como a insuficiente participação comunitária.
Na América Central, os casos de dengue permanecem com altas taxas de propagação. Em 2023, mais de 340 mil pessoas adoeceram com dengue na região; O país com mais infecções foi a Nicarágua com 181.096, seguida pela Guatemala com 72.358, Costa Rica com 30.649 e Panamá com 20.924. El Salvador registrou 5.799 infecções e Belize 1.688.
Fonte
[editar | editar código-fonte]((es)) Houston Castillo Vado. Nicaragua y Honduras, los países con más casos de dengue en Centroamérica en primer semestre de 2024 — Voz da América, 16 de agosto de 2024
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |