Nicarágua: Tribunal Eleitoral inibe segundo partido da oposição de participar das eleições

Fonte: Wikinotícias

19 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O poder eleitoral da Nicarágua cancelou a situação jurídica de dois partidos políticos em menos de 24 horas, colocando em sério risco a credibilidade das eleições. Faltam apenas seis meses para as eleições que têm gerado grandes expectativas na comunidade internacional, supondo que dariam uma solução pacífica para a crise sociopolítica que vive o país centro-americano desde 2018.

Os cancelados são o Partido Conservador (PC), o mais antigo da Nicarágua, fundado em outubro de 1851, e o Partido da Restauração Democrática (PRD), apenas quatro anos depois de constituído.

“Recebemos uma notificação em que cancelaram nosso status legal por haver anunciado que não iríamos participar das eleições”, disse Alfredo César, presidente do PC, que foi colaborador do partido no poder em eleições anteriores.

Saturnino Cerrato, pastor evangélico e líder do PRD também recebeu a notificação do poder eleitoral, onde se argumenta o cancelamento por supostas violações de estatutos do partido, isso em decorrência de denúncia feita por algumas lideranças evangélicas, ligadas ao governo.

Tanto César quanto Cerrato rejeitaram os argumentos dos magistrados do poder eleitoral, eleitos há poucas semanas, e que foram questionados pela comunidade internacional por sua proximidade com o presidente Ortega.

Eles concordaram que é uma medida política para dar uma vantagem à Frente Sandinista no poder, que chegou ao poder em 2006, e que tem sido mantida por meio de reformas na Constituição e "fraude eleitoral".

“O partido vai lutar legalmente, mas não com a esperança de que a decisão seja revertida, mas para que haja apoio em nível nacional e internacional para a aplicação errônea da Lei”, disse César.

Fontes