Netanyahu visa controle israelense sobre Gaza

Fonte: Wikinotícias

31 de dezembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A zona fronteiriça entre a Faixa de Gaza e o Egito deveria estar sob o controle de Israel para garantir a desmilitarização da área, disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em entrevista coletiva no sábado.

Ele falou enquanto a guerra de Israel contra o Hamas entrava na sua 13ª semana. Netanyahu disse que ainda duraria muitos meses.

Se Israel assumir o controle da zona fronteiriça, isso significaria uma reversão de fato da sua retirada de Gaza em 2005 e colocaria novamente o enclave sob controlo israelita, após anos de controle pelo Hamas.

"O Corredor Filadélfia ao sul (de Gaza) - deve estar em nossas mãos. Deve ser fechado. É claro que qualquer outro acordo não garantiria a desmilitarização que buscamos", disse Netanyahu. disse.

Ele disse que cerca de 8.000 militantes foram mortos na campanha militar de Israel no território palestino. Desde o início da guerra, em outubro, 21.672 palestinos foram mortos e mais de 56 mil feridos, informou no sábado o Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas. Não faz distinção entre vítimas civis e combatentes.

Fontes