Negociadores de paz para Ucrânia e Rússia sofrem de suspeita de envenenamento

Fonte: Wikinotícias

28 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os membros da delegação que participam das negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia sofreram sintomas de suspeita de envenenamento após uma reunião em Kiev no início deste mês, de acordo com um relatório do The Wall Street Journal.

O bilionário russo Roman Abramovich e pelo menos dois membros seniores da equipe ucraniana, incluindo o legislador tártaro da Crimeia Rustem Umerov, foram afetados, segundo o jornal, que citou pessoas familiarizadas com o assunto.

Ele disse que os membros da delegação apresentaram sintomas que incluíam olhos vermelhos, lacrimejamento constante e doloroso e descamação da pele no rosto e nas mãos. Desde então, os afetados melhoraram sua saúde e suas vidas não estão em perigo, de acordo com o relatório.

O Wall Street Journal disse que não está claro quem está por trás do suposto envenenamento, mas disse que os alvos culpam os radicais de Moscou que tentam atrapalhar as negociações.

Questionado na segunda-feira sobre o relatório, o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak disse: "Há muita especulação, várias teorias da conspiração", segundo a Reuters.

A Reuters informou que Umerov, que foi citado como um dos alvos da suspeita de envenenamento, pediu às pessoas que não confiassem em "informações não verificadas".

O Kremlin não comentou o relatório.

Abramovich é um empresário russo bilionário com laços estreitos com o presidente russo Vladimir Putin e é um dos vários oligarcas sob sanções de países ocidentais.

Na semana passada, o jornal informou que o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy pediu ao presidente dos EUA, Joe Biden, que não incluísse Abramovich nas sanções ocidentais, argumentando que o russo poderia ajudar a negociar um acordo de paz.

Fontes