Negociações nucleares do Irã continuarão em Viena

Fonte: Wikinotícias

5 de janeiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As negociações retomam segunda-feira em Viena sobre a restauração do acordo internacional de 2015 que limitou o programa nuclear iraniano em troca de alívio de sanções, depois que as partes fizeram uma pausa para o novo ano.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã disse que as negociações estão "entrando em uma fase aprofundada".

Embora o Irã e os Estados Unidos tenham citado alguns progressos, o Irã culpou o que chama de "exigências máximas" do lado dos EUA, enquanto o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse na semana passada que era muito cedo para dizer se o Irã trouxe uma "abordagem mais construtiva" para a atual rodada de negociações.

Ambos os lados sinalizaram a vontade de voltar totalmente ao acordo. Desde que as negociações começaram em abril, outros signatários do acordo têm agido como um intermediário com as delegações dos EUA e do Irã que realizam apenas conversações indiretas.

Os Estados Unidos retiraram-se do acordo, conhecido como Plano de Ação Conjunto Abrangente, em 2018, sob o ex-presidente Donald Trump.

Posteriormente, o Irã se afastou de seus compromissos sob o acordo, incluindo estocar urânio acima dos limites máximos, enriquecer urânio para níveis mais altos e utilizar centrífugas mais avançadas.

A França condenou na sexta-feira o lançamento de um foguete de satélite iraniano, dizendo que ele violou as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e foi "ainda mais lamentável" vindo em um momento de progresso nas negociações de Viena.

Fontes