Negociações entre Israel e Palestina serão retomadas quarta-feira
20 de setembro de 2014
Israel —
As negociações entre israelenses e palestinos sobre o cessar-fogo na Faixa de Gaza serão retomadas quarta-feira (24) no Cairo (Egito), anunciaram hoje (20) representantes dos dois países. Em 20 de agosto, os dois lados acertaram um cessar-fogo que pôs fim a 50 dias de conflito em Gaza e previa que as negociações fossem retomadas no espaço de um mês, para discutir questões que ficaram pendentes. Entre esses assuntos estão a construção de um porto, a reabertura do aeroporto da Faixa de Gaza e a troca de prisioneiros palestinos pelos restos mortais de soldados israelenses.
Na terça-feira (16), Israel e a Palestina chegaram a acordo sobre um “mecanismo provisório” para acelerar a reconstrução de Gaza, sob controle das Nações Unidas, que assegurará que os materiais de construção serão destinados a fins civis. A Organização das Nações Unidas vai fornecer mais detalhes sobre o acordo durante reunião do comitê de ligação sobre a ajuda aos palestinos que, nesta segunda-feira (22), vai juntar representantes dos doadores à margem da Assembleia Geral da ONU.
A capital egípcia deverá sediar, em 12 de outubro, uma conferência sobre a reconstrução de Gaza. Segundo fontes diplomáticas, as negociações entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança – Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França, e às quais se associou a Jordânia – relativas a um projeto de resolução sobre Gaza prosseguem há várias semanas, mas parecem longe de um consenso.
O coordenador da ONU para o Oriente Médio, Robert Serry, que visitou Gaza na semana passada, testemunhou “destruições verdadeiramente terríveis provocadas na infraestrutura, em hospitais e escolas” em 50 dias de conflito entre Israel e o Hamas. Nesse período, 18 mil edifícios foram destruídos ou gravemente danificados, e 65 mil palestinos permanecem refugiados nas instalações locais da ONU.
Agência Lusa. Negociações entre Israel e Palestina serão retomadas quarta-feira— Agência Brasil, 20/09/2014
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|