Na China, Lula diz que atraso na reforma do Conselho de Segurança enfraquece a ONU

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Pequim China • 19 de março de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na solenidade de inauguração do Centro de Estudos Brasileiros da Academia de Ciências Sociais da China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a democratização do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele disse que o atraso na reforma enfraquece a ONU.

O Brasil quer ser membro permanente do conselho, mas a reforma foi vetada pela China, que rejeita a inclusão do Japão. A China é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, ao lado dos Estados Unidos, da Rússia, França e Reino Unido.

Lula também participou de um seminário sobre oportunidades de negócios que reuniu 110 empresários brasileiros e 150 chineses. No discurso, o presidente destacou que o comércio entre Brasil e China cresceu, em média, mais de 40% ao ano desde o início da década.

“Está cada mais claro o potencial de expansão dos investimentos entre os dois países. Nossos governos têm trabalhado intensamente para fortalecer nossa parceria. Mas é necessária uma participação mais ativa dos meios empresariais”, defendeu.

Lula lembrou que a China, “a despeito da recessão que se abateu sobre o mundo”, passou a ser em 2009 o maior parceiro comercial brasileiro.

“As exportações brasileiras estão concentradas em soja, minério de ferro e celulose. Queremos incrementar essas exportações, mas diversificá-las. Temos que agregar valor a esses produtos. Governos devem remover barreiras e empresários, exercer criatividade”, disse Lula no seminário.

Hoje (19), o presidente também teve uma reunião de trabalho com o vice-primeiro-ministro Wen Jiabao e foi recebido no Grande Palácio do Povo pelo presidente chinês Hu Jintao para assinatura de acordos.

Fonte[editar | editar código-fonte]