NYT: Especialistas dos EUA consideram possíveis respostas ao uso de armas nucleares pela Rússia

Fonte: Wikinotícias

24 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo dos EUA formou um grupo de especialistas encarregados de desenvolver possíveis cenários para a resposta de Washington no caso de Moscou usar armas nucleares, informa o The New York Times, citando fontes não identificadas.

Segundo o jornal, o grupo está a ponderar várias opções, incluindo a possibilidade de um ataque russo a comboios com armas e ajuda à Ucrânia nos territórios dos países da NATO.

O documento sobre a criação do grupo foi assinado pelo conselheiro de segurança nacional dos EUA Jake Sullivan alguns dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia, observa o New York Times.

Ao mesmo tempo, observa-se que os especialistas consideram improvável o cenário de um ataque nuclear de Moscou.

“Os serviços de inteligência dos EUA e da OTAN não registraram nenhuma ação dos militares russos que sugerissem preparativos para o uso de armas nucleares”, relata o The New York Times, citando um alto funcionário do governo dos EUA.

Mais cedo, o secretário de imprensa do presidente russo Dmitry Peskov, em entrevista à CNN, disse que o uso de armas nucleares pela Rússia está previsto pelo conceito de segurança nacional apenas se a própria existência do país estiver ameaçada.

Fontes