NYT: Especialistas dos EUA consideram possíveis respostas ao uso de armas nucleares pela Rússia
24 de março de 2022
O governo dos EUA formou um grupo de especialistas encarregados de desenvolver possíveis cenários para a resposta de Washington no caso de Moscou usar armas nucleares, informa o The New York Times, citando fontes não identificadas.
Segundo o jornal, o grupo está a ponderar várias opções, incluindo a possibilidade de um ataque russo a comboios com armas e ajuda à Ucrânia nos territórios dos países da NATO.
O documento sobre a criação do grupo foi assinado pelo conselheiro de segurança nacional dos EUA Jake Sullivan alguns dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia, observa o New York Times.
Ao mesmo tempo, observa-se que os especialistas consideram improvável o cenário de um ataque nuclear de Moscou.
“Os serviços de inteligência dos EUA e da OTAN não registraram nenhuma ação dos militares russos que sugerissem preparativos para o uso de armas nucleares”, relata o The New York Times, citando um alto funcionário do governo dos EUA.
Mais cedo, o secretário de imprensa do presidente russo Dmitry Peskov, em entrevista à CNN, disse que o uso de armas nucleares pela Rússia está previsto pelo conceito de segurança nacional apenas se a própria existência do país estiver ameaçada.
Fontes
- ((ru)) NYT: Специалисты в США рассматривают возможные ответы на применение Россией ядерного оружия — Voz da América, 24 de março de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |