NBC News: inteligência dos EUA contribuiu para o exército ucraniano

Fonte: Wikinotícias

27 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No início da invasão russa da Ucrânia, os Estados Unidos forneceram aos militares ucranianos informações detalhadas sobre onde e quando a Rússia planejava lançar ataques com mísseis e bombas, o que deu à Ucrânia a oportunidade de retirar as defesas aéreas e aeronaves da área afetada, relatou a NBC.

Citando autoridades americanas atuais e anteriores não identificadas, a emissora disse que a troca de dados quase em tempo real também permitiu que a Ucrânia derrubasse um avião de transporte russo que transportava centenas de soldados nos primeiros dias da crise.

Isso ajudou a repelir um ataque russo a um importante aeroporto perto de Kiev, informou a NBC News.

“Houve muito compartilhamento de inteligência em tempo real sobre coisas que poderiam ser usadas para lançar ataques específicos contra as forças russas”, disse a emissora, citando um ex-alto funcionário da inteligência familiarizado com a situação.

De acordo com ex-funcionários, as informações transmitidas incluíam imagens de satélite comerciais, "bem como uma série de outras informações, como onde certos tipos de unidades russas operam".

A Ucrânia continua a mover defesas aéreas e aeronaves quase diariamente com a ajuda da inteligência dos EUA.

“Os militares russos literalmente criaram campos vazios onde costumavam estar os sistemas de defesa aérea”, disse um funcionário dos EUA. “Isso teve um enorme impacto nas capacidades dos militares russos no terreno.”

As forças ucranianas usaram coordenadas específicas compartilhadas pelos EUA para disparar contra posições e aeronaves russas, disseram funcionários atuais e antigos à NBC News.

A CIA também está dedicando recursos significativos à coleta de inteligência para proteger o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, informou a NBC News, citando funcionários atuais e antigos.

A agência de inteligência está consultando o lado ucraniano sobre "a melhor forma de movê-los para que eles não fiquem no mesmo lugar com todo o seu alto comando", informou a NBC News, citando um dos funcionários.

Os militares dos EUA e a CIA começaram a aprofundar os laços com seus colegas ucranianos depois que a Rússia tomou a Crimeia em 2014, informou uma emissora dos EUA. No início, a CIA ajudou os serviços ucranianos a identificar espiões russos, disse um ex-alto funcionário à empresa de TV. Os militares dos EUA também treinaram soldados ucranianos.

De acordo com a NBC News, o funcionário disse que, na época da invasão russa, há dois meses, os EUA confiavam na Ucrânia o suficiente para fornecer informações detalhadas sobre o envio de tropas russas, rotas de ataque e informações de segmentação em tempo real.

Fontes