NASA lança sonda para estudar asteroide rochoso

Fonte: Wikinotícias
Plataforma de lançamento

14 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A agência espacial dos EUA, NASA, lançou um foguete na sexta-feira do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O foguete carregava uma sonda projetada para estudar um asteroide rico em metais que os cientistas acreditam ser os restos de um pequeno planeta ou de um objeto semelhante a um planeta.

O foguete, construído pela empresa espacial privada SpaceX, decolou na sexta-feira, iniciando a sonda Psyche da NASA em uma jornada de 3,5 bilhões de quilômetros e seis anos até o asteróide de mesmo nome, orbitando entre os planetas Marte e Júpiter.

Usando dados de radar e telescópio óptico da Terra, os cientistas levantam a hipótese de que o asteróide Psyche poderia ser parte do interior rico em metal de um “planetesimal”, um pedaço de construção de um planeta rochoso que nunca se formou.

Cientistas da NASA dizem que Psyche pode ter colidido com outros corpos grandes durante a sua formação inicial e perdido a sua concha rochosa exterior. Examinar tal asteroide poderia fornecer percepções sem precedentes sobre a história de colisões violentas e o acúmulo de matéria que criou planetas como a Terra.

A sonda é alimentada por um par de enormes painéis solares. A viagem para Psyche marca a primeira missão a usar o novo sistema de propulsão – conhecido como propulsores de efeito Hall – no espaço profundo.

A NASA espera que a sonda alcance o asteroide em 2029.

Fontes