Mourão diz que Brasil 'condena' conflito na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

23 de julho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, afirmou que o país condena a invasão russa da Ucrânia. Ele declarou que o Brasil não está neutro.

“Na realidade, o Brasil não está neutro. O Brasil condena o conflito. Agora, nós temos interesses tanto com a Ucrânia como com a Rússia. É uma questão de pragmatismo, de flexibilidade”, afirmou Mourão.

“O Brasil não concorda com o conflito. O Brasil condena o conflito, mas é uma questão que tem que ser resolvida pela via diplomática. E o Brasil está pronto para participar na vida diplomática para acabar com essa guerra”, acrescentou o político.

“Óbvio, existem sanções que foram aplicadas na Rússia e que na minha visão não estão surtindo o efeito necessário. Então, eu acho que é mais importante do que nunca que a gente use os instrumentos da diplomacia no sentido de parar essa guerra, que está causando tanto dano à Ucrânia e também à Rússia com muita gente morrendo, e não é necessário morrer gente”, concluiu ele.

A declaração é diferente da do presidente Jair Bolsonaro, que afirma que o Brasil é neutro. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky criticou recentemente a neutralidade do governo.

Fontes