Mourão afirma que não existe racismo no Brasil
20 de novembro de 2020
Nesta sexta-feira (20), o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, ao ser questionado sobre a morte de um homem negro no Rio Grande do Sul, na véspera do Dia da Consciência Negra, afirmou que não existe racismo no país.
“Não. Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil, não existe aqui”, afirmou ele aos repórteres.
“Eu digo para você com toda tranquilidade: não tem racismo. Eu digo isso para vocês porque eu morei nos Estados Unidos. Racismo tem lá. Eu morei dois anos nos Estados Unidos. Na minha escola, que eu morei lá, o pessoal de cor, ele andava separado. […] Saí do Brasil, fui morar lá, adolescente, e fiquei impressionado. Isso no final da década de 60”, acrescentou Mourão.
“Mais ainda: o pessoal de cor sentava atrás no ônibus, não sentava na frente. Então, isso é racismo. Aqui não existe isso”, finalizou o vice-presidente.
Os comentários geraram bastante críticas nas redes sociais. No Brasil, a cada 23 minutos uma pessoa negra é morta.
Fontes
- Membros do governo negam racismo no Brasil e afastam hipótese de crime racial no caso do RS — Jornal O Globo, 20 de novembro de 2020
Esta página está arquivada e não é mais editável. |