Morre o cantor brasileiro Waldick Soriano

Fonte: Wikinotícias

Rio de janeiro, RJ, Brasil • 4 de setembro de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Morreu hoje às 5hs35min da madrugada, o cantor brasileiro Waldick Soriano, no Instituto Nacional do Câncer (Inca), no bairro de Vila Isabel, zona norte do Rio de janeiro. Ele estava internado na Unidade de Cuidados Paliativos do Inca desde o dia 31 de agosto. O músico lutava contra o câncer de próstata, descoberto em 2006.

O artista chegou ao hospital às 22h59 no domingo dia 31 de agosto, após passar mal em sua casa. Soriano foi submetido ao tratamento até maio deste ano, quando os médicos consideraram que não havia mais como tratar a doença e o transferiram para a equipe de cuidados paliativos, que chegou a fazer visitas à casa do cantor, na Ilha do Governador, zona norte da mesma cidade.

Em 14 de julho, a então esposa de Waldick Soriano, Walda Soriano (56 anos), declarou à Folha Online além de estar com câncer de próstata em estágio avançado, encontra-se em estado grave e irreversível.

Histórico

Waldick Soriano nasceu em Caetité, cidade do interior da Bahia, em 13 de maio de 1933. Ele é considerado um ícone da música brega (ou música romântica, como costumava dizer) e compôs cerca de 700 canções (embora atribui-se 600). O auge da sua carreira foi nas décadas de 60 e 70, quando suas músicas alcançavam as paradas de sucesso das rádios.

O primeiro sucesso foi "Quem És Tu?", nos anos 60, mas alcançou o sucesso com a música "Eu Não Sou Cachorro Não", na década seguinte que nos anos 90, foi gravada em inglês pelo cantor brasileiro, também do estilo de Soriano, Falcão com o nome de I'm Not Dog No, que foi umas das causas da popularidade do cantor brega:

Tinha uns 15 anos mais ou menos, quando ouvi 'Eu não sou cachorro não', e logo tive a idéia de passar a música para o inglês. Na época, inventei umas histórias que era para a faixa tocar na FM, mas foi só pela idéia mesmo

Falcão

Mas sempre gostei do Waldick. Não só pelo grande músico e poeta que era, que pouca gente reconhece isso, mas também pelo humor, por essa coisa do brasileiro, do nordestino [Waldick nasceu na Bahia], de ser ao mesmo tempo irreverente e apaixonado.

Falcão

No ano passado, o cantor foi tema do documentário "Waldick, Sempre no Meu Coração", dirigido pela atriz brasileira Patrícia Pillar, que abordou a carreira e a vida íntima do artista no filme. Também em 2007, foram lançados pela Som Livre os CD e DVD "Waldick Soriano - Ao Vivo".

O corpo do cantor deve ser sepultado no cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na região portuária do Rio de janeiro. A administração do cemitério informou que o horário ainda não foi marcado pela família do cantor.

Fontes