Morre ex-presidente da Checoslováquia Vaclav Havel

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de dezembro de 2011

Checoslováquia

Vaclav Havel, o primeiro líder da antiga Checoslováquia desde a chamada Revolução de Veludo, que acabou com o regime comunista no país, morreu aos 75 anos. Com problemas respiratórios, o ex-presidente morreu em casa enquanto dormia.

Durante a gestão comunista, Havel ganhou fama por suas peças que criticavam o regime comunista e ganhou a inimizade do governo, que o manteve preso entre 1979 e 1983. Com a queda do regime comunista, o líder da resistência pacífica ao regime chegou à presidência da Checoslováquia, em 1989.

Em sua gestão, ele promoveu a transição do país para a democracia e supervisionou a cisão pacífica que resultou na formação da República Checa e da Eslováquia. Havel fumou em boa parte de sua vida e sofria de problemas respiratórios crônicos, tendo chegado a extrair parte do pulmão direito.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati