Morre aos 95 anos, o luso-americano George Mendonsa, famoso pelo beijo da Times Square no final da II Guerra Mundial

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário
Foto de Victor Jorgensen.

Agência VOA

20 de fevereiro de 2019

Morreu aos 95 anos de idade, George Mendonsa, um luso-americano que seria totalmente desconhecido se não fosse por uma das mais famosas fotografias de todos os tempos. A morte de Mendonsa aconteceu no último domingo dia 17, mas só ontem na terça-feira (dia 19) foi divulgada.

George Mendonsa encontrava-se na Times Square em Nova Iorque a 14 de agosto de 1945 quando foi anunciada rendição do Japão e portanto o fim da II Guerra Mundial, após duas bombas nucleares jogadas por americanos em espaço de três dias atingirem a nação, o que tem contribuído o anúncio japonês em propor fim da guerra.

As pessoas que se encontravam nessa conhecida praça começaram de imediato a festejar e o conhecido fotógrafo Alfred Eisenstaedt apontou a sua câmara e apanhou Mendonsa a beijar uma enfermeira. Há outra foto que foi tirada no exato momento feita por Victor Jorgensen, que também ficou igualmente famosa.

Mendonça era filho de dois imigrantes portugueses Arsénio e Maria Mendonça que viviam no estado de Rhode Island onde Arsénio Mendonça era pescador. Quando nasceu em 1923, seu sobrenome foi americanizado para Mendonsa, por razões óbvias: não existia "ç" nem pra pronúncia e a escrita na língua inglesa (apenas na língua portuguesa).

George Mendonsa alistou-se na Marinha de Guerra americana em 1942. Esteve na guerra como marinheiro num destroyer americano. Quando a foto foi tirada estava de folga. As duas fotos tornaram-se num símbolo da euforia e alegria do fim da guerra.

A enfermeira foi identificada como sendo Greta Friedman que mais tarde descreveu o beijo como algo que tinha acontecido no meio da alegria e que tinha sido muito breve. George Mendonsa morreu onde nasceu, em Rhode Island, deixou mulher, filhos, netos e bisnetos.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati