Moçambique expulsa jornalista britânico Tom Bowker

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

29 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O jornalista britânico Tom Bowker vai ser expulso de Moçambique, ainda nesta semana, por ordem das autoridades de migração do país, escreve a imprensa de Maputo.

Bowker, editor do portal Zitamar News, deve abandonar Maputo na sexta-feira, 29, diz uma determinação do Serviço Nacional de Migração (SENAMI), citada pelo jornal Ponto por Ponto.

Tal acontece depois de a Bowker ter sido retirado o cartão de jornalista pelo Gabinete de Informação (Gabinfo), uma entidade governamental.

“Nós retiramos o cartão (de jornalista) e essa coisa de expatriamento não é connosco”, disse Emília Moiane, ex-jornalista desportiva, que dirige o Gabinfo.

Bowker, entre outros tópicos, cobria a insurgência em Cabo Delgado e a corrupção envolvendo figuras ligadas ao Governo de Maputo e, nos meios políticos, consta que tal cobertura incomodava os círculos próximos do poder.

Em finais de 2020, o Gabinfo pediu a Bowker documentos para provar a existência do Zitamar.

“Quando alguém solicita, os documentos são analisados. Faltava o documento que dizia que o Zitamar existe e ele não apresentou até agora”, disse ao Ponto por Ponto Mendes Mutenda, director de comunicação do Gabinfo.

Zitamar é um portal por assinatura, com notícias em Inglês. A audiência inclui missões diplomáticas e organizações não-governamentais.

Fonte

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit