Moçambique e Angola compram armas sul-africanas

Fonte: Wikinotícias

16 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Moçambique recebeu da África do Sul dois veículos blindados de transporte de tropas e um “helicóptero de ataque, indicaum relatório entregue ao parlamento sul-africano que revela também a venda de armas não especificadas a Angola.

O relatório entregue ao comité parlamentar de controlo de armas convencionais nacionais, não menciona que tipo de carros blindados foram entregues ao governo moçambicano.

A África do Sul fabrica diversos tipos de veículos blinados que são exportados aravés do mundo.

Segundo o relatório os veículos foram avaliados em sete milhões de Rands, cerca de 475.000 dólares americanos.

No final do ano passado Moçambique adquiriu vários veículos blindados a uma companhia sul-africana.

Em dezembro foi noticiado que Moçambique tinha adquirido cinco veículos Marauder fabricados pela companhia Paramount Group.

Já em março deste ano tinha sido noticiado por outro lado que a mesma companhia tinha fornecido dois helicópteros Gazelle à força aérea moçambicana para o combate aos rebeldes islâmicos na província de Cabo Delgado.

Na altura a publicação DefenceWeb disse que os dois helicópteros eram parte de “um número maior” fornecido pela Paramount ao Governo moçambicano.

No que diz respeito a Angola o documento diz que foram fornecidas 224 “armas ligeiras” sul-africanas mas não são dados pormenores sobre as mesmas.

As armas foram avaliadas no relatório em 3,6 milhões de randes ou seja pouco mais de 244 mil dólares

Fonte