Moçambique: Insurgentes capturam duas ilhas em Cabo Delgado

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

11 de setembro de 2020

Um grupo de insurgentes localmente conhecido por Al-Shabaab invadiu e capturou, esta semana, duas estratégicas ilhas perto de Palma e Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado no Moçambique.

Os pescadores e outros residentes que se tinha refugiado nas ilhas de Mecungo (Mocímboa) e Vamisse (Olumbe, Palma) partiram novamente para outros lugares seguros.

O ataque recente foi na madrugada de terça-feira, 8, quando os insurgentes invadiram a ilha de Vamisse, nos arredores de Olumbe, que acolhia dezenas de deslocados dos ataques armados, tendo queimado quase a totalidade das palhotas feitas com os parcos recursos que conseguem.

Há cerca de uma semana, o grupo pertencente Al-Shaabab destruiu as cabanas de outros deslocados e Pescadores, na ilha Mecungo, no distrito Mocímboa da Praia, cuja vila-sede continua ocupada por insurgentes.

Moradores disseram à Voz da Amêrica (VOA) que os insurgentes chegaram, pela madrugada, a ilha Vamisse, em pequenos barcos a remo, tendo acordado todos os moradores e os reunido numa lareira onde foi convocado um comício ao amanhecer.

No comício, o grupo de insurgentes orientou a população a deixar a ilha, tendo muitos partido em embarcações à vela para a cidade de Pemba, onde atracaram no bairro Paquitequete.

“Eles (insurgentes) estavam ainda na ilha quando deixamos o lugar, queriam controlar quem ia resistir à ordem” explicou à VOA um dos deslocados em Pemba, e não sabe se conseguirá um abrigo se deixar a praia onde pernoita há um dia.

“Eles queimaram as casas e avisaram que não queriam mais ninguém na ilha, então tive de fugir novamente dos al-shaabab” disse à VOA um outro deslocado que acabou de chegar a Pemba.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com