Moçambicanos escolhem amanhã os seus líderes autárquicos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

9 de outubro de 2018

Stae diz que os resultados provisórios serão conhecidos em 24 horas.

Três milhões, novecentos e dez mil eleitores moçambicanos são amanhã chamados para votar nas quintas eleições autárquicas, nos 53 municípios do país.

São eleições que poderão trazer um novo mapa de governação local em Moçambique, que atualmente é dominado pela Frelimo, que governa em 49 autarquias. Mas a oposição governa em autarquias importantes como Beira (MDM), Quelimane (MDM) e Nampula (Renamo).

Vinte e três partidos, coligações e associações concorrem nestas eleições que se realizam sob orientação de uma nova legislação, aprovada no quadro de reformas visando estabelecer um novo figurino de descentralização política, acordado no diálogo entre o governo e a Renamo.

Ao nível da cidade do Maputo, os órgãos eleitorais dizem ter tudo apostos para que a votação aconteça com normalidade.

Depois de uma campanha eleitoral considerada a melhor de todos os atos já realizados, apesar de alguns momentos de tensão e acusações à mistura, principalmente entre os dois maiores partidos políticos do país, a Polícia da República apela a ordem e tranquilidade no dia de amanhã.

Previsões do Secretariado Técnico de Administração Estatal dão conta de que os resultados provisórios da votação desta quarta-feira serão conhecidos até quinta-feira.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati