Missão do FMI está no Brasil para avaliar macroeconomia e perspectivas

Fonte: Wikinotícias
Sede em Washington
Sede em Washington
Estados membros do FMI
Estados membros do Fundo Monetário Internacional
Estados membros do Fundo Monetário Internacional

FMI • 8 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Brasília para coletar dados da economia brasileira e das políticas adotadas pelo governo para enfrentar a atual situação econômica. “É uma reunião inicial, de cortesia, como a gente diz. A visita é para verificar a situação macroeconômica e as perspectivas da economia. Fazemos a visita aos 188 países-membros a cada ano. É uma situação perfeitamente normal”, disse o chefe da missão do FMI, Alfredo Cuevas, ao deixar o Ministério da Fazenda.

Alfredo Cuevas destacou que a visita cumpre o que preconiza o Artigo 4, entre os diversos papéis exercidos pelo FMI. O artigo prevê o acompanhamento da economia dos países-membros, cujo objetivo é verificar se as políticas estão orientadas para a estabilidade econômica e financeira, o crescimento econômico com estabilidade de preços e uma política cambial livre de distorções.

“Vamos falar com muitas pessoas no Brasil, essa é a proposta. Depois, escreveremos um relatório, em fevereiro”, informou. Para ele, o momento de transição da equipe econômica não dificulta as conversas entre o FMI e o governo brasileiro porque, independentemente, do ministro Guido Mantega ou Joaquim Levy, por exemplo, essas são as autoridades do país.

“Estamos pedindo muitas reuniões da nova equipe e da que está saindo. É preciso falar com as autoridades do governo”, destacou sem dar mais detalhes sobre o encontro no Ministério da Fazenda. Aceito por uns e criticado por outros, o FMI é um organismo multilateral que prega a estabilidade do sistema monetário internacional, o sistema de taxas de câmbio e pagamentos internacionais que permitam aos países (e seus cidadãos) efetuar transações entre si. Na concepção do Fundo, o sistema é essencial para promover o crescimento econômico sustentável, elevar os padrões de vida e reduzir a pobreza.

O problema é que o Fundo tem estruturas que precisam ser reformadas, como defende o Brasil. Os votos decisivos estão mais concentrados nos cinco países mais desenvolvidos do mundo, enquanto as demais nações como o Brasil, fundador do Fundo, detém menos de 2% do poder de decisão. O Fundo também diz que procura estimular a cooperação monetária global, proteger a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo.

Fundado em 1945, o FMI envolve os governos de quase todos os países e foi concebido em julho de 1944, ao fim da Segunda Guerra Mundial, em uma conferência da ONU realizada em Bretton Woods, New Hampshire, nos Estados Unidos.

Fontes