Ministro do governo Lula pede demissão após vídeo revelar relação com invasão de Brasília

20 de abril de 2023
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula, o general Gonçalves Dias, pediu demissão nesta quarta-feira após a CNN divulgar imagens dele na sede do Poder Executivo durante invasão por golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
As imagens mostram Dias no terceiro andar do prédio, cumprimentando alguns invasores e entregando água. Ele inclusive aponta em uma direção que, segundo a CNN, seria a saída para os andares inferiores.
Após a divulgação, Dias não compareceu ao trabalho durante a manhã, teve uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde e em seguida pediu demissão.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, pediu que a Polícia Federal ouvisse Días. “Na data de hoje, a imprensa veiculou gravíssimas imagens que indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI”, disse Moraes.
Após o ocorrido, o Palácio do Planalto demitiu seu vice e escolheu Ricardo Cappelli, um civil, para assumir o cargo. Dias tornou-se a primeira pessoa a deixar o atual governo.
Fontes
- ((pt-BR)) Tainá Falcão. Após vídeos revelados pela CNN, Gonçalves Dias pede demissão do GSI — CNN Brasil. Página visitada em 20 de abril de 2023
- ((pt-BR)) Lucas Mendes, Gustavo Uribe. Moraes manda PF ouvir Gonçalves Dias após imagens divulgadas pela CNN — CNN Brasil. Página visitada em 20 de abril de 2023
- ((pt-BR)) Da CNN. GSI disse a Lula que imagens do 8 de janeiro não existiam, diz vice-líder do governo no Congresso — CNN Brasil. Página visitada em 20 de abril de 2023
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. |