Ministro das Relações Exteriores do Irã visita Caracas

Fonte: Wikinotícias

5 de novembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif, desembarcou na capital venezuelana nesta quarta-feira em visita oficial, em um momento em que os países se tornaram importantes aliados.

Sua chegada foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores do disputado governo da Venezuela Jorge Arreaza em sua conta no Twitter, que explicou na madrugada que cada visita iraniana "aprofunda nossa aliança estratégica, nossa irmandade".

“Cumpriremos uma agenda intensa durante a sua estada”, disse o responsável na publicação, sem acrescentar mais detalhes, mas acompanhado de um vídeo que mostra Zarif no aeroporto.

Só neste ano, o Irã enviou petroleiros carregados de gasolina, ajuda humanitária e até abriu o primeiro supermercado iraniano no país sul-americano.

Os Estados Unidos já expressaram preocupação com a relação entre os dois países e tomaram medidas a respeito.

Julio Borges, comissário de Relações Exteriores do governo interino da Venezuela, reagiu à visita em suas redes sociais. Ele garantiu que "teme" que a viagem de Zarif "ocorra exatamente quando o embargo de armas a Teerã terminar e quando eles expressarem abertamente seu desejo de vender armas".

“Alertamos que esta aliança pode minar a paz e a estabilidade de toda a região”, disse Borges.

Fontes