Ministro da Defesa de Taiwan fala em 'ataque preventivo' de aeronaves militares chinesas

Fonte: Wikinotícias

7 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ministro da Defesa de Taiwan, Chu Guo-jing, disse que Taiwan consideraria qualquer aeronave militar chinesa, tripulada ou não, que entrasse em seu espaço aéreo como um ataque preventivo.

De acordo com a Bloomberg News, quando questionado pelo Conselho Legislativo sobre se qualquer violação de aeronaves militares contra o espaço aéreo de Taiwan seria considerada um ataque preventivo, o diretor Chu respondeu “sim”.

"No passado, dissemos que não consideraríamos um ataque preventivo", afirmou. “Mas agora, o conceito mudou claramente, pois a China usa meios como drones”, disse ele.

No entanto, Chu não detalhou como responder ao ataque preventivo.

Chu disse que está levando a sério o recente voo próximo de aeronaves militares chinesas. Até agora, a China não enviou nenhum navio de guerra ou aeronave dentro da linha de 12 milhas náuticas (22 km) que Taiwan considera águas territoriais ou espaço aéreo.

Mais cedo, a Reuters informou, citando uma autoridade taiwanesa não identificada, que Taiwan disse que responderia militarmente se as tropas chinesas entrassem dentro de 12 milhas náuticas.

Fontes