Ministério da Saúde estima economia de até R$ 150 bilhões aos cofres públicos com vacinação

Fonte: Wikinotícias

28 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nos próximos cinco anos, a vacinação contra a COVID-19 pode economizar até 150 bilhões de reais para os cofres públicos. A estimativa é feita por relatório da Conitec no Sistema Único de Saúde (SUS), que assessora o Ministério da Saúde nas decisões de mudança na tecnologia do SUS.

Esse valor leva em consideração a situação mais positiva relacionada ao uso das vacinas da AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer-Biontech. Essa economia é estimada na ausência de vacinação, por exemplo, levando-se em consideração os custos do SUS com a internação de pacientes, exames laboratoriais e de imagem.

O relatório é baseado em evidências científicas e publicações, e foi reconhecido nacionalmente e internacionalmente quanto à segurança e eficácia.

“A avaliação econômica demonstrou-se favorável à vacinação, com ambas as vacinas. A AstraZeneca-Fiocruz teve menor custo e maior eficácia em relação à não vacinação e a vacina da Pfizer-Biontech resultou em 100% das simulações com valor abaixo de um limiar conservador e foi considerada custo-efetiva”, destaca trecho do relatório.

“Esses dados mostram que o nosso trabalho é feito com base em critérios técnicos e científicos na aquisição e incorporação de vacinas Covid-19”, afirmou o ministro.

Fonte