Milhares de pessoas assistem ao funeral de João Paulo II

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Funeral do papa João Paulo II hoje pela manhã. Foto:Ricardo Stuckert/PR

8 de abril de 2005

Sexta-feira teve início a última parte dos funerais do Papa João Paulo II. Milhares de pessoas concentraram-se na Praça de São Pedro e importantes líderes políticos e religiosos assisitiram ao evento.

A cerimônia começou aproximadamente às 10 horas (horário local, 5 horas no horário de Brasília). Telões foram espalhados pela cidade.

O caixão com o corpo do papa João Paulo II, num caixão de madeira cipreste comum, posto sob um tapete, ficou exposto durante toda a cerimônia de frente para o povo. A multidão assistiu em silêncio à cerimônia e em várias ocasiões aclamou o pontífice, com o grito de "Bravo!" , de "João Paulo" (em italiano, na maior parte), e aplaudiu muito. Em algumas ocasiões o povo gritou "Santo" para João Paulo II.

O sepultamento propriamente dito, na cripta subterrânea da Basílica de São Pedro, não pode ser filmado, e é reservado apenas às pessoas mais próximas e familiares do papa.

Nenhum acontecimento no século XX mobilizou tantas pessoas, mídia, chefes de Estado, líderes religiosos, de diversas nacionalidades e ideologias , quanto a morte e o funeral do papa João Paulo II.

Ver também

Fontes

Na Wikipédia há um artigo sobre Papa João Paulo II.