Mikhail Gorbachev, último líder soviético, morre aos 91 anos

Fonte: Wikinotícias
Mikhail Gorbachev

31 de agosto de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mikhail Gorbachev, que presidiu o fim da União Soviética e ajudou a acabar com décadas de medo da Guerra Fria, ganhando um Prêmio Nobel da Paz e a inimizade duradoura de milhões de russos amargurados com o caos desencadeado pelo colapso do maior país do mundo, morreu aos 91 anos.

O Hospital Clínico Central, nos arredores de Moscou, disse à agência de notícias estatal Tass que Gorbachev morreu na noite de terça-feira "depois de uma doença grave e prolongada".

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse em comunicado na terça-feira que Gorbachev “era um homem de visão notável”.

“Como líder da URSS, ele trabalhou com o presidente Reagan para reduzir os arsenais nucleares de nossos dois países, para alívio das pessoas em todo o mundo que rezavam pelo fim da corrida armamentista nuclear”, disse Biden. “Depois de décadas de repressão política brutal, ele abraçou as reformas democráticas. Ele acreditava na glasnost e na perestroika – abertura e reestruturação – não como meros slogans, mas como o caminho a seguir para o povo da União Soviética após tantos anos de isolamento e privação.”

Nascido em um canto rural da Rússia menos de 15 anos após a Revolução Bolchevique, filho de pais cujas famílias eram camponesas, Gorbachev tornou-se uma das figuras mais influentes do século 20, ganhando elogios globais por seu papel na redução da ameaça de um apocalipse nuclear e em libertar milhões de pessoas da opressão soviética em seu país e além.

Igualmente notável, ele foi alvo do desprezo de milhões de soviéticos que o culparam pela reviravolta econômica e social que mudou a vida que acompanhou o colapso do país e pela perda de um poderoso império que abrangeu 11 fusos horários.

Este foi o paradoxo de Gorbachev: amado e odiado por um processo que ele pôs em marcha e cujo resultado final foi previsto por poucos. Foi um resultado que o presidente russo, Vladimir Putin, que subiu ao poder menos de uma década depois que Gorbachev renunciou e permanece no Kremlin hoje, chamou de “a maior catástrofe geopolítica” do século 20.

Fonte