Mercosul e Israel assinam acordo de Livre Comércio

Fonte: Wikinotícias

   Estado membro

   Estado associado

   Estado observador

18 de dezembro de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mercosul e Israel firmam nesta terça-feira um tratado de livre comércio. Trata-se do primeiro tratado deste tipo, feito pelo Mercosul, fora do âmbito latino-americano. O acordo prevê que, em dez anos, 95% das exportações do bloco para o país do Oriente Médio e 97% das exportações israelenses para o Mercosul serão comercializadas com tarifa zero.

Hoje, o Mercosul vende para Israel basicamente commodities agrícolas, enquanto Israel fornece alta tecnologia, agroquímicos e softwares. O acordo tem mais importância pelo seu simbolismo do que pelas cifras comerciais, já que o comércio com Israel representa menos de 1% do total do comércio do bloco.

O tratado de livre comércio começou a ser negociado justamente há dois anos, na última cúpula do Mercosul em Montevidéu. O momento de assinatura é interessante, pois todas as decisões do bloco têm de ser adotadas por unanimidade e provavelmente haveria resistência ao acordo por parte da Venezuela de Hugo Chávez, próximo ao Irã, se já tivesse status de membro pleno do bloco.

Fontes