Mercosul: Lula afirma que pretende negociar com China e UE

Fonte: Wikinotícias

25 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que pretende negociar um acordo entre o Mercosul e a União Europeia, seguida da China. A declaração ocorreu durante encontro com o presidente do Uruguai, Lacalle Pou.

"Disse ao presidente Lacalle, e tenho dito aos meus ministros, que vamos intensificar as discussões e firmar este acordo com a União Europeia para que a gente possa discutir em seguida um possível acordo entre China e Mercosul, e acho que é possível", afirmou Lula.

O encontro entre os dois presidentes ocorre após o Uruguai realizar negociações fora do Mercosul. Sobre isso, Lula declaração:

"O mundo de hoje não é mais o de 1945 quando se criou a Organização das Nações Unidas. A geopolítica é outra e as necessidades da humanidade são outras, sobretudo quando se trata da questão do clima", declarou ele.

"Espero contar com o Uruguai nessa briga por uma nova governança mundial com mais países participando, mais países no Conselho de Segurança da ONU e sem direito a veto. Aí a ONU será mais representativa e quem sabe não estaria havendo a guerra Rússia-Ucrânia", concluiu.

Fontes