Mercados russos despencam à medida que os temores da guerra aumentam

Fonte: Wikinotícias

25 de janeiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O mercado de ações russo despencou na segunda-feira, quando os temores de guerra desencadearam uma venda maciça, com dezenas de bilhões de dólares sendo eliminados do valor de algumas das principais empresas do país.

À medida que aumentam as preocupações de que o presidente Vladimir Putin está prestes a ordenar uma invasão da vizinha Ucrânia, o rublo também atingiu uma baixa de 14 meses, levando o Banco Central a intervir interrompendo suas compras regulares de moeda estrangeira para ajudar a sustentar o rublo.

“O Banco da Rússia decidiu não comprar moeda estrangeira no mercado doméstico”, disse o banco em comunicado. “Esta decisão foi tomada para reduzir a volatilidade dos mercados financeiros.”

O banco converte regularmente as receitas das exportações de petróleo e gás do país para evitar que o rublo seja impactado por oscilações no valor das commodities globais.

O banco não ofereceu detalhes sobre quando retomaria a compra de moedas estrangeiras. O rublo caiu 2,3% no início das negociações de segunda-feira, mas se estabilizou após o anúncio do banco.

Enquanto isso, o mercado de ações russo caiu mais de 10% na segunda-feira, mas caiu 7% quando as negociações foram concluídas. Desde o início da escalada militar russa nas fronteiras da Ucrânia em outubro, o mercado perdeu mais de um quarto de seu valor.

Anders Aslund é presidente do Conselho Consultivo Internacional do Centro de Pesquisa Social e Econômica, um grupo de políticas em Varsóvia, Polônia. Aslund prevê que o mercado pode cair muito mais se o confronto geopolítico entre a Rússia e as potências ocidentais sobre a Ucrânia piorar.

“Até agora, o índice de ações russo RTS em dólares caiu apenas 27% em relação ao seu ponto alto em 27 de outubro, antes de Putin começar a ameaçar a Ucrânia”, twittou Aslund. “Tem muito mais a cair. Em 2008, caiu 80% de maio a outubro (guerra da Geórgia + crise financeira global).”

Fontes