McCain é o candidato Republicano; Hillary ainda mantém fôlego
5 de março de 2008
John McCain venceu as primárias de ontem em Vermont, Rhode Island, Ohio e Texas e tornou-se o candidato do Partido Republicano, já que conseguiu amealhar todos os delegados necessários para a sua indicação. Mas os holofotes políticos estavam direcionados para o Partido Democrata.
Hillary Clinton venceu em Ohio e tem vantagem também no Texas, estados americanos importantes na disputa. No Texas, a margem de votos foi pequena, mas o suficiente para dar novo fôlego para a campanha de Clinton à Casa Branca. Ela também venceu em Rhode Island. Já Barack Obama venceu em Vermont, e ainda mantém a dianteira no número de delegados dentro do partido. Segundo projeções da rede CNN, Obama tinha, até esta terça, o apoio de 1.381 delegados, contra 1.271 de Clinton. É necessário pelo menos 2.025 delegados na convenção para se tornar o candidato.
"A nação vota como Ohio vota. Esta nação está de volta, assim como esta campanha. A população de Ohio disse alto e claro: ‘continuamos com força e vamos até o fim’", disse Clinton, em Columbia. Ela fez referência ao fato de que nenhum presidente da história recente dos Estados Unidos chegou à presidência sem vencer a primária de Ohio.
Já Obama ligou para McCain, cumprimentando-o pela vitória dentro do seu partido. "John McCain pode alegar que tem muita experiência, mas nessa campanha ele está preso à mesma política que está fazendo mal a nosso país", disse, se referindo ao governo George W. Bush.
Fontes
- EFE. Em noite de McCain, Hillary deixa claro que segue na luta pela Casa Branca — UOL, 5 de março de 2008
- Portal G1. Vitórias de Hillary mantêm impasse democrata nos EUA — Portal Globo, 5 de março de 2008