Mauro Vieira vai à China na primeira viagem como chanceler

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bandeira do Brasil
Outras notícias sobre o Brasil
Localização do Brasil
Localização do Brasil

6 de janeiro de 2015

Brasil

Em seu primeiro compromisso oficial fora do país como chanceler, o embaixador Mauro Vieira participará, quinta e sexta-feira próximas (8 e 9), da 1ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores do Foro Celac-China, em Pequim. O novo ministro, que, em seu primeiro discurso, após receber o cargo, defendeu uma “diplomacia de resultados”, que ajude a abrir e consolidar o acesso do país a todos os mercados, retornou no fim de semana a Washington, onde era embaixador, para organizar sua mudança para Brasília, e de lá já segue para a China, principal parceiro comercial do Brasil em 2014.

O foro de que Vieira participará, entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a China, foi lançado durante a Cúpula de Brasília de Líderes da China e de Países da América Latina e Caribe, em 17 de julho de 2014, logo após o fim da Cúpula do Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, em Fortaleza, que trouxe à capital federal o presidente chinês, Xi Jinping.

A reunião dos chanceleres, que será periódica, foi proposta pela China como forma de incrementar sua aproximação e investimentos na região. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, “o foro Celac-China é um mecanismo de cooperação que visa a aprofundar a relação política, econômica e cultural entre os países” participantes, além de possibilitar o diálogo sobre temas de interesse comum da agenda internacional. Entre 2003 e 2013, o comércio entre os países da América Latina e do Caribe e a China cresceu 795%, passando de US$ 29 bilhões para US$ 259,6 bilhões, informou o Itamaraty.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati