Saltar para o conteúdo

Marco Antonio Zago e Ugo Giorgetti recebem o Prêmio FCW 2024

Fonte: Wikinotícias

27 de outubro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O professor Marco Antonio Zago e o cineasta Ugo Giorgetti receberam na última quinta-feira (24/10) o Prêmio FCW nas categorias Ciência e Cultura, respectivamente.

A premiação foi entregue a Zago pelo presidente da Fundação Conrado Wessel, Carlos Vogt, ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-presidente da FAPESP, e pelos membros do Conselho Curador da Fundação.

“Recebo o prêmio como uma homenagem à ciência brasileira, pela qual tenho trabalhado com toda a minha força e meu coração”, afirmou Zago. “Reconheço com muita humildade que o sucesso que tiver como pesquisador, como líder de grupo de pesquisa e como gestor de ciência eu devo a um grande número de colegas, de associados, de discípulos e de amigos.” E concluiu seu discurso com um trecho do poema Tecendo a manhã, de João Cabral de Melo Neto: “Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos”.

Para Giorgetti, a iniciativa de premiar o cinema foi um “ato de audácia”. “Sempre estive ao lado do conhecimento e da intelectualidade que me premiam hoje.” O Prêmio FCW na categoria Cultura não era concedido desde 2016, quando foi contemplado o músico Edu Lobo.

Na cerimônia, também foram homenageados os vencedores do Prêmio FCW de Fotografia. Luciana Whitaker ficou em primeiro lugar, Ana Sabiá em segundo e Ana Carolina Fernandes em terceiro. Os três nomes foram selecionados pelo júri e a ordem da premiação foi definida pelo voto dos participantes da cerimônia de premiação.

O Prêmio FCW, concedido anualmente, reconhece perfis renomados nas diferentes áreas do conhecimento, com qualidades de talento inovador, liderança, abrangência social, trabalho, integridade e ética.

Zago foi escolhido pela Comissão Julgadora do Prêmio de Ciência, presidida por Helena Nader, professora emérita da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp) e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da qual fizeram parte Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan; Jerson Lima da Silva, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); Manoel Barral Netto, presidente da Academia de Ciências da Bahia; Marcio de Castro, diretor científico da FAPESP; Paola Minoprio, diretora-executiva do Institut Pasteur de São Paulo (IPSP); Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e Rodrigo Calado, pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP).

O júri do Prêmio FCW de Cultura 2024 foi presidido por José de Souza Martins, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e composto por Alcir Pécora, crítico literário e professor da Unicamp; Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, professora emérita da USP; Hubert Alquéres, presidente do Conselho Estadual de Educação; Liniane Haag Brum, pesquisadora em literatura da Unicamp; além de Carlos Augusto Machado Calil, Eugênio Bucci, Ismail Norberto Xavier e Martin Grossmann, todos professores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O júri do Prêmio FCW de Fotografia foi composto por Monica Maia, presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil; Ronaldo Entler, pesquisador e colaborador do Instituto Moreira Salles; Simonetta Persichetti, jornalista e colaboradora da revista Brasileiros e do jornal O Estado de S. Paulo; Sofia Fan, gerente de Artes Visuais do Itaú Cultural; e Rubens Fernandes Junior, coordenador do Prêmio FCW de Fotografia.