Marcha contra o terrorismo reúne um milhão e meio de pessoas em Paris

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

11 de janeiro de 2015

França

A marcha dos franceses contra o terrorismo no país levou mais de um milhão e meio de pessoas às ruas de Paris. Segundo os organizadores, o número recorde é comparável às celebrações do título da Copa do Mundo de Futebol, vencida pela equipe francesa em 1998. Na ocasião, o mesmo número de pessoas festejou a vitória contra o Brasil, na Avenida Champs-Elysées, principal ponto turístico da capital.

Outra grande manifestação ocorrida em Paris foi realizada em 2013 contra uma lei que permitia o casamento entre homossexuais. O público estimado foi de 300 mil pessoas. Em 2011, 500 mil manifestantes se reuniram na capital francesa para protestar contra racismo. Desde quarta-feira (7), três incidentes violentos foram registrados na capital francesa, incluindo um sequestro. No total, 20 pessoas morreram, incluindo três autores dos atentados, que começaram com o ataque ao jornal Charlie Hebdo.

A marcha contra o terrorismo na França começou por volta de 12h30 (14h30 no horário local) pelas ruas de Paris. O presidente francês, François Hollande, acompanhou a manifestação junto com vários líderes mundiais, entre eles, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico David Cameron, além dos presidentes de países da União Europeia. Os chefes de Estado presentes em Paris para a marcha silenciosa de solidariedade com as vítimas dos atentados dos últimos dias na França estiveram 20 minutos na linha de frente da manifestação, onde foram cumprimentados por Hollande.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati