Saltar para o conteúdo

Maputo: Oposição pede posicionamento do Governo sobre invasão da Ucrânia pela Rússia

Fonte: Wikinotícias

28 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O Governo moçambicano, parceiro histórico de Kremlin, continua sem manifestar qualquer posicionamento oficial perante a invasão.

Entretanto, os diplomatas de países ocidentais em Maputo manifestaram nesta segunda-feira, 28, a sua solidariedade à Ucrânia.

“Nós, os Estados Unidos da América, a União Europeia, os nossos parceiros e aliados, por todo o mundo, estamos unidos no apoio à Ucrânia. Apoiamos a soberania da Ucrânia, o povo ucraniano e o governo democraticamente eleito”, disse Abigail Dressler, representante do Embaixador dos Estados Unidos em Maputo, numa comunicação com diplomatas de vários países ocidentais.

No Parlamento, a oposição questiona e deixa críticas à mistura.

“O país está a perder uma grande oportunidade para solidarizar-se com as vítimas desta invasão e violação grosseira dos direitos humanos e soberania ucraniana” disse Arnaldo Chalaua, porta-voz parlamentar da Renamo.

Por sua vez, o MDM, segundo partido da oposição parlamentar, através do seu líder, Lutero Simango, afirmou que “um estado como nosso (Moçambique) deve tirar proveito dos grandes eventos internacionais para mostrar a sua solidariedade e não pode ficar em cima do muro”.

Impacto nos preços

Com a guerra a caminhar para a primeira semana, a economia moçambicana está em alerta pelo impacto que já se faz sentir nos importadores de combustível.

“Os efeitos já são uma realidade. As faturas que estamos a receber agora com a importação de combustíveis, já está a superar aquilo que era a fatura de janeiro e quanto mais a situação prevalecer, não sabemos onde isto irá parar”, disse Ricardo Cumbi, Secretário Geral da Associação dos importadores de combustíveis.

Por outro lado, as sanções cada vez crescentes impostas a Moscovo podem ameaçar outros sectores em Moçambique. A indústria de panificação depende muito do trigo russo.

Fonte

  • ((pt)) William Mapote. Maputo: Oposição pede posicionamento do Governo sobre invasão da Ucrânia pela Rússia — Voz da América <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AMaputo%3A+Oposi%C3%A7%C3%A3o+pede+posicionamento+do+Governo+sobre+invas%C3%A3o+da+Ucr%C3%A2nia+pela+R%C3%BAssia&rft.au=William+Mapote&rft.btitle=Maputo%3A+Oposi%C3%A7%C3%A3o+pede+posicionamento+do+Governo+sobre+invas%C3%A3o+da+Ucr%C3%A2nia+pela+R%C3%BAssia&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=Voz+da+Am%C3%A9rica&rft_id=https%3A%2F%2Fwww.voaportugues.com%2Fa%2Fmaputo-diplomatas-ocidentais-reiteram-solidariedade-com-kyiv-oposi%C3%A7%C3%A3o-pede-posicionamento-do-governo%2F6463237.html&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">