Manifestante que criticava Xi Jinping é agredido no Reino Unido

Fonte: Wikinotícias

18 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um manifestante que criticava o presidente chinês Xi Jinping em frente ao consulado chinês no Reino Unido foi espancado.

Segundo a mídia local, 30 a 40 manifestantes protestaram contra o presidente Xi em frente ao consulado chinês em Manchester, norte da Inglaterra.

Além disso, faixas e cartazes do lado de fora do consulado mostravam o presidente Xi usando uma coroa e apenas roupas íntimas, juntamente com palavras pedindo o fim do Partido Comunista.

Um vídeo da cena mostrou um homem protestando sendo arrastado para o consulado e sendo chutado e socado por cerca de cinco pessoas.

Um porta-voz do consulado chinês disse que os manifestantes penduraram retratos profanos no prédio, informou a BBC.

"Isso é inaceitável nas missões diplomáticas e consulares de qualquer país", acrescentou.

Os protestos ocorreram durante o congresso do partido que confirmou o terceiro mandato de Xi em Pequim, na China.

Um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro britânico disse em uma entrevista no dia 17 que estava "profundamente preocupado" com a situação.

Enquanto isso, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Won-bin, disse em uma coletiva de imprensa no mesmo dia: "A China ajudará a embaixada e o consulado britânico na China a desempenhar suas funções normalmente de acordo com as disposições da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas", disse.

Fontes