Mali expulsa embaixador francês em meio a tensões

Fonte: Wikinotícias

2 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As tensões entre o Mali e a antiga potência colonial França atingiram um novo patamar com o governo militar dando ao embaixador francês até quinta-feira para deixar o país. Annie Risemberg fala com analistas sobre o rumo das relações neste relatório da capital do Mali, Bamako.

O embaixador francês no Mali, Joël Meyer, recebeu 72 horas a partir de segunda-feira para deixar o país da África Ocidental.

Na sexta-feira, Le Drian disse que a junta militar do Mali, que tomou o poder em maio passado, estava “fora de controle” e “ilegítima”.

Falando na televisão estatal ORTM na noite de segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores do Mali, Abdoulaye Diop, reconheceu que o embaixador recebeu ordens para partir.

Diop disse que o embaixador é bem-vindo para retornar se a França mudar sua posição sobre o Mali, mas afirmou que a França questionando a legitimidade do governo do Mali é uma linha que nem a CEDEAO nem a ONU cruzaram.

Ele diz que esta declaração é para pôr em causa a legalidade e legitimidade das autoridades, com quem precisamente o embaixador francês está acreditado. Isso cria uma situação muito difícil, porque você não pode ser credenciado por uma autoridade que você não reconhece.

Anna Schmauder é pesquisadora do Sahel no Instituto Holandês de Relações Internacionais Clingendael Institute, um think tank focado em assuntos internacionais. Ela falou através de um aplicativo de mensagens de Haia.

“Bem, eu diria que após essa escalada e a expulsão do embaixador francês, a retirada de toda a missão francesa Barkhane do Mali está definitivamente na mesa”, disse ela.

A Operação Barkhane é uma operação anti-insurgente liderada pela França no Sahel lançada em 2014.

Schmauder diz que quaisquer mudanças na missão Barkhane no Mali provavelmente afetarão a Força-Tarefa Takuba, liderada pela França, e possivelmente até a missão de paz da ONU no Mali, a MINUSMA.

Mas ela acrescenta que é muito cedo para dizer exatamente quais poderiam ser as consequências políticas, porque um declínio tão significativo nas relações Mali-França não tem precedentes.

Kalilou Sidibe, professor de ciência política da Universidade de Ciências Jurídicas e Políticas de Bamako e analista político, disse que a expulsão do embaixador pode levar a França a transferir a base de Barkhane, atualmente em Gao, Mali, para outro país em o Sahel.

Ele diz que apesar do revés diplomático, a França desempenha um papel importante na luta contra grupos islâmicos.

Por meio de um aplicativo de mensagens de Bamako, Sidibe também disse que, além das implicações militares, projetos humanitários agora podem estar em risco.

"A França investe e intervém em vários programas humanitários e de desenvolvimento no Mali", diz ele. “Se suspenderem o financiamento destes, isso terá um impacto negativo em termos de subsistência da comunidade, em termos de acesso a recursos básicos, serviços sociais, saneamento, higiene, educação e saúde”.

Tanto Schmauder quanto Sidibe ressaltam que a expulsão do embaixador não significa ruptura total nas relações diplomáticas.

Fontes